Comecei a interessa-me por fotografia durante a licenciatura em design gráfico que tirei em 2013. Tive aulas de fotografia, e foi ai que o interesse por esta arte surgiu. Comprei uma DLSR, que continuo a usar hoje em dia (Canon 600D), e comecei a explorar e a perceber melhor a razão pela qual a fotografia era considerada uma arte, e sim é sem dúvida alguma uma arte.
Quando a fotografia surgiu em 1826 muito se discutiu a respeito do seu valor artístico. Diziam que a imagem era feita pela máquina e não pelo fotógrafo. Muitos teóricos da época, incluindo Baudelaire, um dos mais expressivos representantes da cultura francesa, negavam publicamente a fotografia como forma de expressão artística, alegando que “a fotografia não passa de refúgio de todos os pintores frustrados”. Ou seja, aqueles que não sabiam pintar recorriam à fotografia por esta ser um procedimento puramente técnico que não exigia nenhum dom artístico.
“Na antiguidade grega, a arte não era outra coisa senão tekhné, técnica ou destreza. A acepção literal de arte é, portanto, a designar habilidade, técnica ou modo. Até a Idade Média os artistas eram considerados trabalhadores manuais.” Laura González Flores – Livro Fotografia e Pintura
Ao longo do tempo, a fotografia sempre foi vista de forma diferente, uns consideravam a fotografia como uma arte, outros nem tanto. Actualmente com o digital, o acesso generalizado a câmeras nos smartphones, todos se sentem um pouco fotógrafos. Mas quando se olha para as fotografias feitas por profissionais, alguns questionam-se como se conseguem imagens como aquela? E o bichinho desperta, começam a perguntar como é possivel fazer uma fotografia com aquela qualidade, com a força de sentimentos que nos transmite.
É esse sentimento, que só consegue ser alcançado com muita técnica e perícia, que separa as fotografias profissionais, as tais que considero arte, das demais. O digital contribuiu para o aparecimento de mais amantes da fotografia, por todo o lado se vê pessoas a fotografar tudo e mais alguma coisa. Mas será que essas pessoas fazem arte?
A meu ver não. A fotografia como meio artistico exige sensibilidade, paixão, técnica e muita paciência para captar o momento da forma mais perfeita possível. Óbvio que para além destes elementos é necessário uma boa máquina, mas hoje em dia até com um telemóvel se consegue captar boas imagens, desde que se tenha sensabilidade para tal, não basta apontar e clicar, mas mesmo para quem faz fotografia dessa forma, ainda bem que o faz, o importante é a pessoa divertir-se com a fotografia, querendo fazer fotos artísticas/profissionais ou não.